Com objetivo de reforçar o estoque de sangue do Hemocentro de Goiás após o feriado de carnaval, quando o consumo de bolsas de sangue aumenta em muitas unidades de saúde, o Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) recebe nesta sexta-feira, 7 de março, a unidade móvel do Hemocentro para um campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. 

Segundo a supervisora da Agência Transfusional do HMDI, Hérika Costa, o consumo médio mensal na unidade é de 55 bolsas de sangue, para atendimento de gestantes, puérperas e bebês. “Somos uma unidade que atende urgência e emergência, realizamos cirurgias, dessa forma, a demanda por sangue é constante, e cientes dessa demanda, nos comprometemos com o Hemocentro em realizar campanhas periódicas para abastecer o estoque que atende mais de 220 unidades de saúde em todo Estado”, pontua. 

Waldeniria Oliveira é técnica de enfermagem do Posto de Coleta de Leite Humano do HMDI e lida diariamente com a rotina de captar e atender doadoras de leite. A profissional sabe da importância do gesto da doação e sempre que o unidade móvel do Hemocentro vai ao HMDI, participa da campanha doando sangue. “É um gesto simples, mas que salva vidas. O sangue é um composto que não pode ser produzido e nem substituído em um tratamento de saúde, daí percebemos o valor que tem uma doação”, afirma.