Solenidade reuniu autoridades e parceiros para relembrar a história, reconhecer as conquistas e apresentar as perspectivas para o futuro da fundação

A Fundação de Apoio à Gestão de Serviços e Projetos em Saúde (Fagep) foi oficialmente apresentada ao público em uma solenidade realizada na última quarta-feira, 19 de novembro, no auditório do Adufg-Sindicato. Após 27 anos de atuação como Fundahc, a mudança institucional consolida a expansão das atividades finalísticas da fundação. O novo nome, mais amplo, reflete o crescimento da atuação da Fagep em Goiás, no Brasil e no exterior.
A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas, gestores públicos, coordenadores de projetos, pesquisadores, colaboradores e parceiros institucionais. A mesa diretiva foi composta pela diretora-presidente da Fagep, professora Lucilene Maria de Sousa; pela reitora da Universidade Federal de Goiás, professora Angelita Pereira de Lima; pela diretora-executiva da Funape, vice-presidente do CONFIES e reitora eleita da UFG, professora Sandramara Matias Chaves; e pelo superintendente do Hospital das Clínicas da UFG e presidente do Conselho de Administração da Fagep, professor José Garcia Neto.
Durante sua fala, a professora Lucilene destacou que a mudança de nome representa “coragem e continuidade”, reforçando que a nova identidade traduz a expansão da fundação para além do Hospital das Clínicas, alcançando outras instituições de ensino, gestores públicos e projetos de pesquisa, extensão, inovação e assistência em saúde. “A Fagep nasce moderna, integrada e comprometida com a gestão de qualidade, a inovação e a responsabilidade pública”, afirmou.
A reitora Angelita Pereira reforçou que a virada de chave marca o foco da fundação de apoiar projetos de pesquisa na área da saúde coletiva, tanto junto à UFG quanto a outras instituições públicas e privadas. “A Fagep tem o potencial de especialidade de gestão. O potencial é imenso, a capacidade de infraestrutura é imensa”, disse.
Projeto Aprimora UFG
A equipe de planejamento da universidade foi responsável pela proposta de reestruturação da Fagep. Conduzido pelo secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais, Vicente Ferreira, o Projeto Aprimora atuou por mais de dois anos junto aos colaboradores da fundação para elaborar o novo organograma e a identidade organizacional.
As diretrizes que orientam a atuação da fundação nos próximos anos e já foram iniciadas durante a gestão da professora Lucilene são o fortalecimento da governança interna, a ampliação das parcerias acadêmicas e institucionais, mais eficiência na execução de projetos e a valorização da ciência aplicada à saúde coletiva.
História
A solenidade de Virada Fagep também relembrou momentos importantes da trajetória da fundação, desde sua criação em 1998, passando pela execução de projetos estratégicos com o estado de Goiás, pela gestão de das maternidades públicas de Goiânia e pela contribuição para pesquisas e ações de formação e inovação. A virada para Fagep consolida esse legado e abre um ciclo focado na qualificação e expansão das atividades finalísticas da instituição.
Reconhecimento
Um dos momentos mais marcantes da solenidade foram as homenagens prestadas à Universidade Federal de Goiás em nome da reitora Angelita Pereira de Lima e do vice-reitor Jesiel Freitas Carvalho, e a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento institucional ao longo dos últimos anos.
Ex-diretores da fundação, gestores públicos, docentes, pesquisadores e parlamentares receberam das mãos de Lucilene de Sousa e José Garcia Neto, um certificado de reconhecimento e o pin oficial da Fagep.

Foram eles: Aava Santiago Aguiar, Alcides Dos Santos Filho, Alldmur Carneiro, Cacilda Pedrosa De Oliveira, Clévia Ferreira Duarte Garrote , Eduardo Bernardes Alves, Edward Madureira Brasil, Elias Rassi Neto, Enilza Maria Mendonça De Paiva, Francisco Antônio Nunes, Helio Moreira, José Garcia Neto, José Antônio De Morais, Kátia Maria Dos Santos, Marco César Chaul, Marcos Pereira Ávila, Marta Franco Finotti, Mauro Rubem De Menezes Jonas, Nilzio Antônio Da Silva, Paulo César Brandão Jardim, Rodopiano De Souza Florêncio, Rodrigo Ludovico Martins, Rogério Araújo De Paula, Ruffo De Freitas Júnior, Sandramara Matias Chaves, Silvana Coleta Santos Pereira, Soraya Regina Coelho Meira, Venerando Lemes De Jesus, Waldemar Naves Do Amaral e Wellington Luiz Peixoto.
A homenagem ao presidente do Conselho de Administração da fundação foi entregue pela diretora-presidente e pelo gerente Administrativo e de Gestão de Pessoas, Cristiano Crispim.
Compromisso renovado
A solenidade foi encerrada com o lançamento simbólico da nova fase da fundação. A Fagep reafirmou seu compromisso com a excelência em gestão, o fortalecimento da produção científica e a articulação entre instituições de ensino, serviços de saúde e iniciativas públicas e privadas.
Com mais de 90 projetos ativos, pesquisas clínicas, ações de extensão e uma equipe especializada em gestão de projetos complexos, a Fagep inicia oficialmente um novo ciclo: mais moderno, mais conectado e mais preparado para transformar ideias em soluções reais para a saúde coletiva.
Texto: Monique Pacheco
Fotos: Maria Eduarda Limongi/RTVE






