Reunião estratégica marcou alinhamento das diretrizes para 2026, assinatura de ofício do IBICT e fortalecimento da parceria com a UFG 

No dia 14 de janeiro, a Fundação de Apoio à Gestão de Serviços e Projetos em Saúde (Fagep) recebeu representantes do Consórcio EEN Brasil (Enterprise Europe Network) para uma reunião de alinhamento dos próximos passos da atuação de Lucilene de Sousa, diretora-presidente da fundação, como Decana do Decanato de Negócios Estratégicos e Fundações Parceiras da rede no país.  

O encontro reforçou o papel estratégico das Fundações de Apoio (FAs) como vetores de inovação, especialmente no campo da transferência de tecnologia, da aproximação entre universidade e setor produtivo e da transformação do conhecimento científico em soluções aplicadas. “As Fundações de Apoio reúnem capacidade técnica e institucional para conectar a pesquisa desenvolvida nas universidades ao mercado e aos ambientes internacionais de inovação”, destacou Lucilene, apontando a importante parceira institucional com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Representando a UFG, participaram da reunião o novo secretário de Relações Internacionais, Alexandre de Araújo Badim, em sua primeira agenda oficial no cargo, e o coordenador administrativo da SRI, Vinicius Santos Marques. Para o secretário, a articulação com a Fagep e com a EEN amplia as possibilidades de cooperação internacional da universidade. “A internacionalização é hoje parte estruturante da missão universitária. Essa atuação conjunta cria condições concretas para ampliar projetos cooperativos, atrair investimentos e inserir a produção científica brasileira em redes globais de alto impacto”, afirmou.  

Durante a agenda, a professora Lucilene também assinou o ofício do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que estabelece as diretrizes iniciais para 2026, além de formalizar procedimentos e atividades da atuação da EEN no Brasil.  

Informação qualificada e fortalecimento da rede

A reunião também evidenciou a principal fortaleza da rede: a informação qualificada como instrumento estratégico para apoiar empresas, pesquisadores e instituições em processos de internacionalização, inovação e cooperação tecnológica.

Segundo a vice-presidente da EEN Brasil, Cecília Leite, a rede atua como uma ampla plataforma de troca de conhecimentos. “A EEN conecta dados, oportunidades, tecnologias e parceiros em escala global, o que permite reduzir riscos, ampliar a competitividade e apoiar desde pequenas empresas até grandes instituições científicas”, afirmou.

Para Marcos Vinicius Coelho presidente do Consórcio EEN Brasil e presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), a articulação com universidades e fundações de apoio potencializa esta força. “A parceria com a Fagep representando as FAs e a UFG, amplia de forma decisiva nossa governança e o alcance institucional e territorial da rede no Brasil. Essa integração é fundamental para que a inovação chegue aos territórios, às universidades e ao setor produtivo de maneira estruturada e sustentável”, destacou.

Próximos passos  

Entre os encaminhamentos estão a estruturação de polos regionais de inovação, o uso ampliado da plataforma digital da EEN para prospecção de oportunidades, ações voltadas à transferência de tecnologia e à preparação de pequenas e médias empresas para o ambiente de comércio internacional, incluindo o contexto do acordo entre a União Europeia e o Mercosul. 

Também participaram da reunião Márcio Canedo, líder do Conselho de Internacionalização da EEN Brasil; Monique Pacheco, assessora de comunicação da Fagep; e equipe da Fapec: Nara Centamori Maranho, supervisora; Wania Alves Gobbi, gerente de suporte e acompanhamento; e Jorge Galeano Rosendo, controlador interno.

Texto e fotos: Monique Pacheco