Gestão municipal reforça que projeto da Fagep em parceria com a Faculdade de Enfermagem tem impactado positivamente a assistência à população local

Na manhã do último sábado, 8, a Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou o Centro de Formação Interprofissional em Saúde (CeFIS) no município de Firminópolis (GO). O novo espaço consolida o compromisso da universidade com a formação de profissionais voltados à saúde coletiva e ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no interior do estado.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou o significado histórico e institucional da entrega: “Não estamos apenas inaugurando a reforma de uma casa que funciona há mais de 50 anos. Com a criação do CeFIS em Firminópolis, abre-se a possibilidade de maior agilidade na aplicação dos recursos, o que se reflete diretamente nos projetos executados na ponta”.
Durante a solenidade, o Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde (AmbPIS), projeto da Fagep em parceria com a Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG), foi apontado como uma iniciativa de sucesso em benefício da população. Em menos de um ano de funcionamento, o ambulatório já ultrapassou cinco mil atendimentos gratuitos à comunidade.
“Quando a Fagep apresentou a proposta, abrimos prontamente as portas. O AmbPIS é hoje um dos projetos mais importantes do município, reconhecido por todos pelo impacto positivo que tem gerado. Que venham outros como esse”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Firminópolis, João José Silvestre Portela.
Para a diretora-presidente da Fagep, Lucilene Maria de Sousa, o ambulatório representa um modelo ideal de integração entre universidade, fundação e gestão pública. “O AmbPIS é um exemplo de como conseguimos unir ciência, ensino e cuidado com as pessoas. Ver o projeto sendo reconhecido e, em breve, integrando o espaço do CeFIS, amplia nossa missão de formar profissionais comprometidos com o SUS e de promover saúde com humanidade e inovação”, destacou, pontuando que a expectativa é transferir o ambulatório para um espaço próprio dentro do CeFIS.


Sobre o AmbPIS
O Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde (AmbPIS) é uma iniciativa da Fagep em parceria com a Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG) e a Prefeitura de Firminópolis que oferta atendimentos gratuitos à comunidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). promovendo bem-estar, prevenção e cuidado integral.
No local, são oferecidas práticas integrativas reconhecidas pelo Ministério da Saúde, como auriculoterapia, ventosaterapia, aromaterapia, cromoterapia, massagem, biodança e dança circular. As atividades aliam saber científico e humanização do cuidado de forma a promover bem-estar à população. Para o município, o projeto gera um impacto financeiro positivo, já que vários dos pacientes atendidos no ambulatório reduzem significativamente a procura pela atenção básica. Em funcionamento desde dezembro de 2024, o projeto já ultrapassou cinco mil atendimentos.
Até que seja transferido par a o CeFIS, o AmbPIS está localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 1275, no centro de Firminópolis. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h mediante agendamento prévio.
Texto: Monique Pacheco
Fotos: Secom/UFG